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RioscenaXXI

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segunda-feira, 4 de outubro de 2010


RIOscenaXXI :: um giro pela vanguarda musical no Rio de Janeiro >> MV Bill no Oi Futuro


No 15º episódio de RioscenaXXI(08/08/2010), a parceria botocarioca e Rio no Mapa, foi dar um rolé no maior e melhor espaço cultural de Ipanema, o Oi Futuro, para prestigiar o espetáculo do mensageiro da verdade, cantor, compositor, escritor, ator, cineasta e ativista social, MV Bill. O “brother” é cria da Cidade de Deus, que fica quase lá no céu, mas precisamente, no bairro de Jacarepaguá, zona oeste do Rio. Este guerreiro é a maior estrela carioca do rap e um dos mais conceituados do Brasil. Não só por seu trabalho como cantor, mas também pelas diversas atividades que desenvolve. Seu currículo é extenso e regado de atividades do bem. Um exemplo para qualquer cidadão. Para quem está por fora, se liga, pois começou sua carreira no início dos anos 90 e tem 4 álbuns lançados. O primeiro foi “Traficando Informação”, em 1998, depois veio, “Declaração de Guerra” em 2002; “Falcão, o Bagulho é Doido” em 2006 e o mais recente, lançado este ano,“Causa e Efeito”.
Tarimbado em festivais e shows pelo Brasil afora, o premiado rapper, não deixou por menos no Oi e botou todo mundo para dançar ao som de canções que falam do cotidiano, do amor e principalmente dos problemas sociais de nossa nação. “Causa e Efeito”, “Estilo Vagabundo II”, “O Bonde não Para”, “Kmilla CDD apresentando Kmilla”, “Soldado do Morro”, “A Noite” e “Só Deus pode me julgar”, foram algumas das pérolas que rolaram. Foi pura diversão o final de semana em Ipanema. Só quem esteve lá pode sentir a “vibe” maravilhosa. E para fortalecer ainda mais, a potência do seu som, colocou sua irmã para ser sua dupla. O nome dela, gravem bem, Kmila CDD. A “mina” canta muito! MV Bill, você acertou em cheio na parceria. Sua banda também é de alta qualidade! Surpreendente ver som de violino na sua música. E de pensar que ainda conta com o DJ Tony, um saxofonista e um batera. Caramba! Padrão internacional!

As belas fotos presentes na coluna, para quem ainda não sabe, são de autoria da competente fotógrafa, Ana Schlimovich e o texto como de costume, é do maior boêmia da cena carioca, Marcos RCA. Apreciem sem moderação!
 
Para finalizar, um recadinho do botocarioca: “Se você está nessa de trabalhar em excesso, depois relaxar vendo tv e consumindo em demasia, acho que está mais do que na hora de fazer alguma coisa pelo planeta terra, pois o bicho tá pegando.”

terça-feira, 28 de setembro de 2010


RIOscenaXXI :: um giro pela vanguarda musical no Rio de Janeiro >> Mundo Livre SA no Oi Futuro

No 14° episódio de RioscenaXXI (25/07/2010), Rio no Mapa e botocarioca, compareceram ao “templo” da música alternativa em Ipanema, o OI Futuro, para apreciar o espetáculo de uma das maiores bandas brasileiras da atualidade, o Mundo Livre SA. No comando, a grande lenda viva do movimento Manguebeat, Fred Zero4. Cantor, guitarrista, compositor, jornalista, poeta, filósofo, mestre na idéia e no cavaquinho. É o cara!
Conhecer esta banda, pode ser o início de uma nova era em sua vida. Muita coisa está errada no mundo, mas, se só ficarmos reclamando, nada vai mudar. É necessário uma alteração individual radical. Então para começar, a 1ª lição é ouvir o álbum “Samba Esquema Noise” e na sequência, “Guentando a Ôia”, “Carnaval na Obra”, “Por Pouco”, “O Outro Mundo de Manuela do Rosário”, “Bebadogroove”, finalizando com a coletânea “Combat Samba”. Pronto! Um novo ser, em um mundo livre. Acredite. Palavra de botocarioca!
Quanto ao show, posso afirmar, quem foi, se deu muito bem, pois a banda fez um passeio por todos os discos, cantando músicas que nunca tinha ouvido ao vivo, mas que tinha maior vontade de escutar. Foi a realização de um sonho, ouvir “Terra Escura”, “Rapaz do B Preto”, “Pastilhas Coloridas”, “Nega Ivete”, ..... No repertório variado, ainda teve as conhecidas, “Mexe, Mexe”, “Uma Mulher com W Maiúsculo”, “Melô das Musas”, “O Mistério do Samba”, “Meu Esquema” e “Bolo de Ameixa”. É, e como tudo que bom acaba, agora o negócio é guardar esta apresentação na memória, até um novo show. E por favor, para quem ainda não foi, compareça, compre o CD, vire fã e ajude a transformar está Terra escura, num mundo livre. As futuras gerações agradecem!

As fotos maravilhosas da coluna, como sempre, são da experiente e bela fotógrafa, Ana Schlimovich e o texto, como de costume, é de autoria do maior boêmio intergaláctico da contemporaneidade, Marcos RCA.



Para finalizar, um recadinho do botocarioca: “Eu já estou e muita gente também. Agora, o que está faltando para você se juntar ao Mundo Livre. Salve Zero 4, Salve”!

terça-feira, 7 de setembro de 2010


RIOscenaXXI :: um giro pela vanguarda musical no Rio de Janeiro >> Banda EDDIE no Oi Futuro

No 13º episódio de RioscenaXXI (17/07/2010), Rio no Mapa e Botocarioca, compareceram mais uma vez, ao lugar mais badalado de Ipanema, o Oi Futuro, para apreciar o espetáculo da banda EDDIE. Para quem nunca ouviu falar, comece a ficar esperto, pois, já estão na estrada a duas décadas, acumulando no currículo: “Sonic Mambo” em 1998, “Original Olinda Stile” em 2003, “Metropolitano” em 2005 e o último que saiu em 2008, intitulado “Carnaval no Inferno”. São naturais de Olinda (PE) e formam um dos pilares do movimento cultural Manguebeat, nascido em Pernambuco, no início dos anos 90.

Seu som é bem peculiar. Mistura Surf Rock, Dub, MPB e ritmos tradicionais do nordeste brasileiro, podendo ser definido como “Rock Tropical”, ou seja, uma música alegre, descontraida e dançante, que por mais que você tenha 150 anos faz você rejuvenescer a mais tenra juventude. Cabe ressaltar que nos shows ocorre um fenômeno muito interessante, pois, a partir do momento que você vai ao primeiro, é um caminho sem volta, e você passa a fazer parte da família EDDIE. O impressionante é que ocorre um aumento exponencial desta legião a cada show que passa na cidade maravilhosa. No Oi Futuro não podia ser diferente. Lotaram a casa e colocaram todo mundo para “mexer o esqueleto” ao som de “Desequilibrado”, “Me Diga O Que Não Foi Legal”, “O Baile Betinha”, “Quase Não Sobra Nada” e “Bairro Novo” do álbum mais recente, além de “pérolas” como “Lealdade”, “Futebol e Mulher”, “Sentado Na Beira do Rio” e “Pode Me Chamar” de álbuns anteriores. Foram 15 músicas para deleite da platéia. Uma festa e tanto na noite de sábado! O “clima” ficou tão quente que uma beijoqueira não resistiu e encheu o botocarioca de beijos. Que loucura! Como é bom se sentir jovem novamente.

As fotos maravilhosas como sempre são da argentina mais querida no Rio, Ana Schlimovich e o texto de Marcos RCA, o maior boêmio da cena carioca.
Veja as fotos, clicando na figura abaixo:






Para finalizar um recadinho do botocarioca: “O EDDIE é ecologista de “carteirinha”. E você? Quando vai entrar na luta pelo planeta Terra?”

RioscenaXXI, Riocena21 ou  Rio Cena 21. O que preferir!

terça-feira, 31 de agosto de 2010


RIOscenaXXI :: um giro pela vanguarda musical no Rio de Janeiro >> Nação Zumbi no Circo Voador



No 12º episódio de RioscenaXXI (09/07/2010), rionomapa e botocarioca, dão uma chegada na lona cultural mais alto astral do planeta, o circo voador, para prestigiar a Nação Zumbi. Para quem não conhece, guarde bem este nome, pois trata-se da banda mais respeitada e competente da cena alternativa brasileira na atualidade. Ao longo de mais de 15 anos de estrada, acumulam no seu currículo 7 álbuns, sendo 2 dos tempos que ainda eram chamados de “Chico Science & Nação Zumbi”, 1 de coletâneas, que veio logo após a partida precoce do seu carismático lider e vocalista para o transcendental e 4 da fase atual, “Rádio S.A.M.B.A”, “Nação Zumbi”, “Futura” e o mais recente de 2007, “Fome de Tudo”, que é bom demais! Este ano estão lançando um novo álbum. Que beleza, coisa fina com certeza!
A festa começou com BNegão e os Seletores de Freqüência botando a lona prá baixo. Foi um aquecimento e tanto! Mas, festa no quintal de casa é muito bom, afinal, Lapa é o berço, a cama e o caixão da boemia carioca. Depois veio a NZ com toneladas e “toneladas” de som. O “bolo ficou doido”! A empolgação da platéia foi tanta, que em certas horas, Du Peixe e Lúcio Maia tiveram que intervir para proteger as frágeis donzelas presentes no salão. A galera estava pulando muito, mas do que pipoca em óleo quente. Também, não é para menos, pois, “Fome de Tudo” é muito dançante, “Blunt of Judah” é o hit de toda uma geração e as canções do tempo em que o mestre Chico Science ainda estava por aqui, traz à tona o guerreiro que vive dentro de cada um de nós. Quer mais? Para completar, B Negão retornou ao palco e levou várias com Du Peixe.
A “coisa” ferveu! O bailão varou a madrugada adentro e com a quantidade de “muié” que deu o ar da graça, não teve como guerreiro da nação ir para casa no 0 X 0. Ah! Até atrizes famosas estão ficando leais ao shows da NZ, como também, beldades, top models e sereias. Tem para todo gosto!
As fotos maravilhosas da coluna, são da fotógrafa argentina mais competente e gata do show-biz carioca, Ana Schlimovich. A mina tem tanto estilo que faz até pose para tirar foto. Por favor fãs, prestem atenção nos próximos shows. Eu, vou ficar de olho! É um espetáculo à parte.
E como “saideira”, não podemos esquecer que o texto, como sempre, é de um dos maiores boêmios cariocas da contemporaneidade, Marcos RCA.

Veja o álbum completo do show abaixo:






Para finalizar, um recadinho do botocarioca: “ A equipe do RioscenaXXI aguarda anciosamente o show de lançamento do novo álbum no Rio de Janeiro. Chila relé dó melindró...”

terça-feira, 10 de agosto de 2010


RIOscenaXXI :: um giro pela vanguarda musical no Rio de Janeiro >> Curumin no Oi Futuro Som

Para celebrar seu 11º episódio, RioscenaXXI, formado por Rio no Mapa e botocarioca, foi curtir no domingo, 04 de julho de 2010, no OI Futuro Ipanema, o espetáculo do baterista, cantor e etc tal, Curumim. Para quem não sabe, este nome é de origem Tupi e significa criança indígena.
Nosso guerreiro de São Paulo, trouxe com ele dois excelentes músicos para compor sua equipe e mostrou que não precisa de uma big band para fazer barulho. Não dá nem para acreditar, mas a galera presente, mexeu as cadeiras, sentados nas poltronas. Muito eclético, tocou dub, samba-rock (marcante na sua obra), funk, pop e até samba. Se concentrou em mostrar seu último álbum intitulado “Japan Pop Show” de 2008. Abriu com “Mal Estar Card”, depois veio “Compacto”, “Magrela Fever”,“Caixa Preta”, mesclado a uma miscelânia musical e a faixas do álbum “Achados e perdidos” de 2004, destaque para “Samba Japa” e “Vem Menina”. Com o repertório sortido, cantou “Cangote” do novo álbum da Céu, foi nas raízes do samba com “Se Gritar Pega Ladrão”, mandou “Beat It” em homenagem ao saudoso Michael Jackson, rolou até o funk “Feira de Acari” e o clássico das pistas de dança, “It’s Automatic”.
Ao terminar o show, pude chegar a conclusão que estava numa das melhores opções de entretenimento da cidade por um preço super acessível. Você ainda não foi? Tá de bobeira! Mas para não perder viagem, é interessante chegar cedo ou comprar o ingresso com antecedência, pois o número de cadeiras é reduzido.
Quem esteve lá, se deu bem. Se não foi, fique com água na boca, curtindo o álbum de fotos da melhor fotógrafa de shows na atualidade, residente no Rio de Janeiro, Ana Schlimovich. (Que exagero boto!)


Para encerrar um recadinho do botocarioca: “Ilustríssimo Prefeito da Cidade Maravilhosa, tem como botar uma bandeira no guia oficial da cidade, como o melhor destino para ver shows de música alternativa do mundo? A cultura agradece!”

domingo, 25 de julho de 2010


RIOscenaXXI :: um giro pela vanguarda musical no Rio de Janeiro >> OTTO no Circo Voador

O RioscenaXXI chega ao seu 10º Episódio e no mundo das possibilidades em que poderíamos estar em qualquer lugar do mundo, Rio no Mapa e Botocarioca, no sábado, 3 de julho, não perderam tempo e escolheram o templo sagrado da música carioca, o Circo Voador, na Lapa, repleto de pessoas agradáveis, bonitas e estilosas, para ver o show do cantor que realmente é nota 10, um dos melhores do planeta. Nordestino, pernambucano, um dos fundadores do Movimento Manguebeat, só vive cercado de belas mulheres e de músicos da melhor qualidade. Acertou quem pensou no OTTO. Sua música mistura eletrônico com ritmos brasileiros e o resultado é um som altamente dançante e sonoro. Já foi integrante da banda Mundo Livre SA e partiu para carreira solo em 1998, com o álbum “Samba pra Burro”. Em 2001, lançou “Condom Black”. Dois anos se passaram e veio “Sem Gravidade”. Seu último trabalho, intitulado “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos”, é recente, saiu em 2009.

Quem foi ao show, se deu muito bem, pois ele fez um apanhado dos quatro álbuns. Rolou “Crua”, “Janaína” (meu hit do verão 2010), “Saudade”, “Naquela Mesa”, “Filha”, do “Certa Manhã...”. “Lavanda”, “Dedo de Deus”, “Prá ser só Minha Mulher”, do “Sem Gravidade”. “Cuba”, “Condom Black” do “ Condon Black”. “O Celular de Naná”, “Ciranda de maluco”, “Bob”, “Cabo”, “Renault/Pegeot” do “Samba pra Burro”. De brinde, tocou “Da Lama ao Caos” de Chico Science e Nação Zumbi.

A noite também foi abrilhantada com uma grata surpresa, a cantora paulista Tulipa Ruiz abrindo os trabalhos. Fez um ótimo show! E de pensar que era sua primeira vez fora de São Paulo. Aguardo ansiosamente seu retorno.

OTTO, os músicos que formam sua banda são impecáveis, mas realmente, não posso deixar de render homenagens ao Maestro Bactéria, no comando dos teclados, o cara é uma sumidade.

O registro fotográfico da noite, ficou como sempre sob a responsa de Ana Schlimovich. Seus cliques são realmente majestosos.



Confira no álbum abaixo:

Otto no Circo Voador
Para finalizar, um recadinho do botocarioca: “ Organização do festival de Montreaux, por favor, para edição de 2011, tem que ter OTTO”

Versión en español, click aqui.

terça-feira, 13 de julho de 2010


RIOscenaXXI :: um giro pela vanguarda musical no Rio de Janeiro >> Móveis Coloniais de Acaju no Oi Futuro_Ipanema


Para fechar o mês de junho em alto-astral, o Projeto RioscenaXXI, fruto da parceria entre Rio no Mapa e botocarioca, chega a sua 9º edição e comemora em grande estilo, assistindo a um mega-showzaço do Móveis Coloniais de Acaju no Oi Futuro Ipanema, no dia 26 de junho, numa linda noite de luar do agradável inverno carioca. A banda da vez é oriunda de Brasília, possui 9 integrantes, mistura rock brasileiro contemporâneo com ska, samba, salsa, funk e jazz, suas canções são muito divertidas que dá vontade de sair cantando e dançando pelo universo.

O show foi totalmente inusitado, classificado pela banda como “intimista”, pois já estão na estrada a um bom tempo e o espaço era muito pequeno para a grande legião de fãs que possuem na cidade maravilhosa. Mesmo assim, teve chuva de balões infláveis, desceram do palco pelo menos umas 3 vezes para interagir com a platéia, teve até o tradicional túnel de festa junina. Quem esteve em uma das três noites que tocaram, pode se considerar um privilegiado, pois o som da casa é muito bom e a banda estava muito à vontade, todos estavam impecáveis, o guitarrista era o termômetro da banda, o cara estava simplesmente "hors concours", solando muito, simplesmente um momento único para ficar cara-a-cara com os ídolos do planalto central. No repertório, o último álbum “ C_mpl_te” quase na integra, “Lista de Casamento”, “Bem Natural”, “Indiferença”, “Cão-Guia” ... só faltou “Adeus” e “Para manter e mudar”. Do álbum “Idem”, tocaram “ Copacabana”. Segundo a banda, o repertório não seria o mesmo nos 3 shows.

Cabe ressaltar que esta inciativa da OI está sendo muito importante para história da música brasileira. Por este palco já passaram grandes nomes da cena musical underground brasileira. Já rolou de março até agora, “Los Sebozos Poztizos”, “Mombojó”, “Funk Como Le Gusta”, “Fino Coletivo”, “Banda Black Rio”, “Gersón King Combo”, “Orquestra Brasileira de Musica Jamaicana”, “Farofa Carioca” e agora “Móveis Coloniais de Acaju”. No mês de julho, Curumim, Cérebro Eletrônico, Eddie e Mundo Livre SA. Galera, vale a pena ficar ligada na programação. Oi, por favor registre estes momentos e propague(rádio/vídeo/internet). A música brasileira agradece!

O registro fotográfico da noite, como sempre, ficou por conta da fotógrafa Ana Schlimovich, que desta vez não teve muita facilidade para escolher os melhores ângulos, por conta dos entusiasmados fãs que não vacilaram e ocuparam a área entre o palco e as cadeiras. No show que vimos não rolou a música “Adeus”, mas a Ana fez um super-clipe com a música. Confira abaixo o vídeo e o álbum de fotos:
Móveis Coloniais de Acaj no Oi Futuro Ipanema



Para encerrar um recadinho do botocarioca: “Outras empresas poderiam copiar esta excelente iniciativa da OI e espalhar arte pela cidade”.

Baixe o disco.  Clique aqui!




terça-feira, 6 de julho de 2010


RIOscenaXXI :: um giro pela vanguarda musical no Rio de Janeiro >> Orquestra Brasileira de Música Jamaicana no Oi Futuro_Ipanema

Iniciando o mês de junho e o 8º episódio da coluna RioscenaXXI, Rio no Mapa e botocarioca estiveram no Oi Futuro Ipanema, no dia 05, para apreciar mais uma vez a um excelente espetáculo proporcionado pelo espaço cultural. Desta vez quem brilhou no palco, foi uma galera da terra da garoa, a tão falada, Orquestra Brasileira de Música Jamaicana. Para quem está por fora, ela surgiu nas cabeças de Sérgio Soffiatti (músico e produtor) e Felippe Pipeta(trompetista) em 2005, mais só foi materializada 3 anos depois. O repertório é regado a música jamaicana de raiz, ska, rocksteady, early reggae, além de versões para clássicos da música brasileira nesses estilos.

O espetáculo começou com um vídeo explicativo mostrando como dançar Ska, para que todo mundo fizesse bonito quando a música começasse a tocar e não é que a receita funcionou, todos abdicaram das confortáveis poltronas e resolveram por em prática as lições recebidas. Só quem estava lá pode sentir a vibração, era muita energia positiva, ver diante dos meus olhos, orquestra e pláteia se fundindo num único elemento, e o melhor, no recheio, Jorge Benjor do tempo que ele era só Ben; clássicos da bossa-nova, como “Barquinho”, “Águas de Março”; A grande banda inglesa dos anos 70, The Specials; “O Guarani” de Carlos Gomes; O paulista Adoniram Barbosa com “Trem das Onze” e para coroar a versatilidade da Orquestra, ainda rolou marchinhas de carnaval para aquecer a galera para “Copa do Mundo de 2010”. Foi puro êxtase!

O registro fotográfico dessa noite, mais uma vez, ficou sob a responsabilidade do olhar apurado da fotógrafa Ana Schlimovich. Confira abaixo:
Orquestra Brasileira de Música Jamaicana
Para encerrar, um recadinho do botocarioca: “Assistir um show dessa qualidade faz bem a saúde”

segunda-feira, 21 de junho de 2010


RIOscenaXXI :: um giro pela vanguarda musical no Rio de Janeiro >> Gerson King Combo e Supergroove no Oi Futuro Ipanema

No 7º episódio de RioscenaXXI, a dupla botocarioca  e Rio no Mapa desembarcou no Oi Futuro Ipanema, na noite de domingo, 23 de maio, para apreciar o show de Gerson King Combo acompanhado da banda Supergroove, na comemoração de 1 ano da turnê “União Soul”. Para quem não conhece, Gerson King Combo é um dos maiores nomes da Black Music brasileira e neste ano comemora 50 anos de carreira. O nome King Combo foi adotado na década de 70, em homenagem a banda de Soul e Jazz King Curtis Combo.

Com a casa lotada, o “Rei”, o “Voz de Trovão” , o “Showman” , munido de um figurino singular, regado a capas cheias de “parangolé” e camisas brilhosas, pisou no palco esbanjando carisma, energia e vitalidade. Dançou, fez piadas, relembrou o saudoso Tim Maia, mandou músicas consagradas do seu repertório como “Funk Soul Brother” e “Mandamentos Black”, novas composições como “Deixe Sair o Suor” e “Vou Pisar no Soul”, além do clássico “I Feel Good” de James Brown. A banda que o acompanha, a Supergroove, formada por músicos altamente competentes e considerada uma das mais promissoras de Black Music Brazuca dos últimos tempos, não deixou por menos e swingou bacana, mostrando que a parceria está em perfeita sintonia. O show contou com a participação de coralistas evangélicos e da Cantora Barbara Lau, que fez dueto com Gerson, cantou músicas de sua autoria e de brinde “Superstition” de Stevie Wonder.





A cobertura fotográfica com sempre, ficou sob a responsabilidade de Ana Schlimovich (Rio no Mapa), que a cada evento tem mostrado sua competência com fotos raríssimas. Confira:

Gerson King Combo no Oi Futuro Ipanema

Para finalizar, um recadinho do botocarioca: “Já está mais do que na hora de Gerson King Combo ganhar notoriedade na Black Music mundial.”

sexta-feira, 4 de junho de 2010


RIOscenaXXI :: um giro pela vanguarda musical no Rio de Janeiro >> Pedro Luis e a Parede + Orquestra Voadora no Circo Voador

A dupla Rio no Mapa e botocarioca, no 6º episódio de RioscenaXXI, invadiu no sábado, 22 de maio, a lona do Circo Voador para curtir 2 bandas muito conhecidas na cena alternativa carioca, Pedro Luis e a Parede e a Orquestra Voadora, além da festa Ziriguidum sob o comando do DJ/ VJ Montano .

A noite prometia, o cenário estava perfeito, bandeiras coloridas de tecidos florais espalhadas por todos os lugares, tinha até palmeira imperial vestida para festa. Montano abriu os trabalhos com um repertório totalmente dançante, era impossível ficar parado, mas se por acaso alguém insistisse na inércia, se rendia após olhar para imagens projetadas num telão de personagens diversos dançando no ritmo da música. Totalmente hipnótico... quem não tinha ziriguidum era melhor sair fora. Após o aquecimento, veio Pedro Luis e a Parede, munido de guitarra, baixo e muita “raça” de percussão, para lançar seu novo álbum intitulado “Ponto Enredo” e mandou várias como “Ela Tem a Beleza Que Eu Nunca Sonhei”, “Ponto Enredo”, “Mandingo”, “Repúdio”, “Animal”, “ 4 horizontes”, depois disso tudo e mais alguma coisa, falou no Mic: agora vai começar o baile e levou músicas como “Caio no Suingue”, “Rap do Real” dentre outras pérolas e cumpriu o prometido, fazer a galera dançar sem parar num êxtase coletivo. Só quem estava lá pode sentir a “vibe”. O show do grupo é muito bom mesmo, padrão “5 estrelas”.

Depois, rolou um intervalo com mais festa Ziriguidum, aquecendo para entrada da banda que tinha sido a sensação da galera alternativa carioca no carnaval 2010, a Orquestra Voadora. Regado a muitos instrumentos de sopro e alguns de percussão, a tropa entrou no palco e não fez por menos, não deixando a energia cair em nenhum momento com seu repertório eclético, tocando “Aquarius” (Hair Soundtrack), “Beat It” (Michael Jackson), “Jungle Boogie”(Kool and Gang), “Top Top”(Mutantes), “Guiné Bissáu, Moçambique e Angola” (Tim Maia_Racional) e muito mais. Não posso deixar de mencionar a descida tradicional da banda para tocar junto ao público. E após toda esta maratona sonora, um ziriguidum final e ponto. Ah! Muita gata de tudo quanto é raça!

 


O registro fotográfico da noite ficou por conta da fotográfa profissional Ana Schlimovich. Confira o álbum:

Pedro Luis e a Parede + Orquestra Voadora no Circo Voador

Para fechar, um recadinho do botocarioca:”São por estes eventos, que eu tenho ORGULHO DE SER CARIOCA”

quarta-feira, 2 de junho de 2010


RIOscenaXXI :: um giro pela vanguarda musical no Rio de Janeiro >> Banda Black Rio no Oi Futuro_Ipanema

Para comemorar o 5º episódio da coluna RioScenaXXI, botocarioca  e Rio no Mapa desembarcaram no Oi Futuro Ipanema, espaço cultural mais legal do bairro e o único na circunvizinhança a receber shows de bandas da cena independente brasileira. Foi inaugurado no segundo semestre de 2009 e por lá já passaram alguns ícones da música “Brazuca”. Está localizado a poucos metros da estação do metrô General Osório, em um prédio totalmente reformado de dois andares dos anos 40 de estilo art déco. Os espetáculos acontecem todo final de semana ou até mesmo durante a semana, num auditório localizado no segundo piso, com capacidade para receber até 130 pessoas. Não tem grandes dimensões, no entanto, os assentos são confortáveis e bem distribuídos, possibilitando uma ótima visibilidade do palco de todos os lugares, além de uma acústica de muito boa qualidade, padrão “NASA”, sendo o cenário perfeito para quem gosta de uma boa música ao vivo.
No sábado, 8 de maio, fomos apreciar o som da Banda Black Rio, que para quem não sabe, surgiu nos anos 70, na zona norte do Rio de Janeiro, fundada pelos saudosos Oberdan Magalhães (saxofonista) e José Carlos Barroso (trompetista), com uma forte influência da soul music e do funk americano, com pitadas de jazz e do tal sambinha brasileiro. No comando da noite, o responsável pelo retorno da banda aos palcos no final dos anos 90, William Magalhães, o “Filho do Homem”, cria da Serrinha, comunidade que só tem “sangue bom”, localizada no subúrbio carioca, no bairro de Madureira, munido de seus teclados mágicos, juntamente com outros “Blacks” portando Guitarras, Baixo, Trombone, Sax, Trumpete, Bateria, Percussão e outras armas poderosas, fizeram a platéia ali presente, decolar rumo a estratosfera. Nos primeiros 40 minutos, o melhor do som instrumental da banda, “Maria Fumaça” e etc e tal, além de versões para uma música de Milton Nascimento e outra da banda Azimuth. Nos 20 minutos finais entraram em cena, 2 vocalistas, Marquinho O Sócio, acompanhado do convidado Aleh, que mandaram bonito e encantaram a galera com “pérolas” como “Carrossel”, “Salve a Guanabara” e “Mistérios da Raça”. Wiliam, “o grande mestre” também acompanhou nos vocais. Quer saber mais, é “segredo de estado”. Quem foi, se deu bem, pois vai ter esta recordação para o resto de suas vidas. Quem não foi, uma pergunta: Você acha que já não está na hora de começar a ir a shows de qualidade?

O Registro da noite ficou por conta da super-fotográfa Ana Schlimovich, que a cada evento que passa aprimora seu trabalho. Confira clicando no álbum abaixo:
Banda Black Rio
Para encerrar um recadinho do botocarioca: “SENHOR, obrigado por estar lá!!!!”

quarta-feira, 12 de maio de 2010


RIOscenaXXI_um giro pela vanguarda musical no Rio de Janeiro_Baile do Simonal no Canecão

Para começar com o “pé direito” o mês de maio, Rio no Mapa e botocarioca desembarcaram desta vez em Botafogo, no dia 9, para prestigiar o tão falado “Baile do Simonal”, na casa de shows que habita o coração de todos os cariocas amantes da boa música, o Canecão. Por este palco já pisaram boa parte dos grandes músicos brasileiros e muitos nomes internacionais. Chegando lá, deparamos com um público bem eclético, composto por pessoas das mais variadas idades, além de muitos casais apaixonados. Parecia até um baile de “dia dos namorados”. A vibração era ótima e a noite de sábado prometia ser muito boa.

O evento homenageava o saudoso e magnífico cantor Wilson Simonal, com uma nova “roupagem” para os grandes sucessos consagrados na sua voz. No comando da noite, seus filhos, os cantores Max de Castro e Wilson Simoninha, cariocas de nascimento, mas residentes em São Paulo desde a infância, não deixaram por menos e mostraram que “filhos de peixe, peixinhos são”. Mandaram no “gogó” várias pérolas da música brasileira, dançaram muito, contaram “causos”, brincaram com a platéia chamando todos para fazerem o coro, dançarem e baterem palmas, tornando aquela noite um momento muito especial na vida de cada um ali presente. O evento foi abrilhantado ainda mais, com a participação de convidados de peso, como a cantora Preta Gil e Ed Motta, que Max ao convidar ao palco, o chamou carinhosamente de “ mestre dos magos”, além do casal de dançarinos Chocolate e Sheila, que suingaram a “vera” em “Aqui é o país do futebol”.

Acompanhados de um banda impecável composta de 6 integrantes, os irmãos “não deixaram a peteca cair” e apresentaram todas as músicas com muita vibração. “Zazueira”, “País Tropical”, “Nem Vem que não Tem”, “Meu Limão, Meu Limoeiro” dentre outras, fizeram o público balançar, no entanto, foi em “Está chegando a hora” que a galera foi ao delírio, quando Max falou que foi o canto que a torcida do “Mengão” mandou para a do Corinthians, na eliminação dos paulistas da competição Taça Libertadores da América 2010. Preta Gil levou “Que Maravilha” e “Na Tonga da Mironga do Kabuletê”, ficando sob a responsabilidade de Ed levar “Lobo Bobo”, além de ser autorizado por Max, cantor e “dublê” de apresentador, a levar a música “Fora da Lei” de sua autoria, justificando que todo baile que se preza não pode faltar um “hit”.

O show findou-se ao som de “Cidade Maravilhosa” e com um balanço muito interessante, via-se por todos os lados, casais se abraçando, novos pares se formando, uns sorrindo e outros até chorando, uma mistura de emoções resultante do “Baile do Simonal”, ou seria “Baile da Felicidade”. Quem foi ao show se deu bem, quem não foi tem 2 chances: esperar o próximo ou comprar o DVD!

Para finalizar um recadinho do botocarioca: “Cada vez que ouço um som de qualidade ao vivo, ganho ponto para entrar no céu.”






Como sempre, as fotos são da Ana, confira o álbum!

Baile do Simonal :: Canecão :: 08/05/10

quinta-feira, 6 de maio de 2010


RIOscenaXXI_um giro pela vanguarda musical no Rio de Janeiro_Nouvelle Vague no Circo Voador

Para fechar abril com chave de ouro e comemorar o primeiro mês de parceria em alto estilo, Rio no Mapa e botocarioca retornaram no último dia do mês de abril ao circo voador para apreciar o espetáculo da banda francesa, Nouvelle Vague, que tinha dado seu ar da graça pela última vez na cidade maravilhosa em 2007. Vieram com 2 novas cantoras, a belga Helena Noguerra e a brasileira Karina Zeviani, além dos músicos Marc Collin nos teclados, Thibaut Barbillon na guitarra, Spencer Cohen na bateria e Valente Bertelli no baixo.

Já na primeira música, a belga sente o impacto de pisar no palco sagrado do circo, se deita no chão, e em seguida entra a brasileira e leva a música Bela Lugosi's Dead do Bauhaus. Helena só se levanta ao término da música e isto era só o começo, imagine o que viria pela frente. Estavam ali para divulgar o último trabalho intitulado NV 3, no entanto, o show foi uma mescla dos 3 álbuns. As duas vocalistas com muita vibração, dançavam freneticamente, inclusive agarradinhas em algumas músicas para delírio geral, além de ter jogado parte do seu vestuário para a platéia, alegando que o chão estava muito escorregadio para dançar. Foi um show de quase 2 horas, com direito a 2 bis, num total de 19 músicas, tantas que chegou uma hora que até perdi as contas. Do disco novo, destaque para Save the Queen do the Clash, que foi cantado por Karina. Nesta música, sentou-se no palco próximo a platéia e perguntou sobre seus cabelos, pois não tinha a mínima idéia de como estaria seu visual, após ter “tocado o terror” juntamente com sua parceira. As duas estavam literalmente “endiabradas” naquela noite e quem estava lá conferiu, quem não estava, reze para que estas voltem numa próxima apresentação do Nouvelle Vague no Brasil.

A brasileira, muito emocionada por estar de volta aos palcos tupiniquins, trocou várias palavras carinhosas com a platéia e a belga na empolgação soltou o “verbo” em português, para o êxtase do público. Também não era para menos, pois a casa estava lotada, cheia de pessoas com ótimo astral, que era facilmente observado nos semblantes dos ali presentes, dispostos a celebrarem um belo momento nas suas existências terrenas. Nos instantes finais, a belga declarou que já tinha cantado em muitos lugares do mundo, mas platéia igual aquela ela nunca tinha visto e o guitarrista que até então tinha ficado na dele, se empolgou, subiu no mezanino onde estava a bateria e deu um mega pulo. A vibração das vocalistas tinha extrapolado para toda banda!

No bis muitas surpresas, o baixista atacou de vocalista e mandou So Lonely do the Police do novo álbum, a brasileira Karina convidou a todos para baterem palmas no ritmo da música flamenca e levou Not knowing do Minimal Compact, também do NV 3, além de um final simplesmente apoteótico, onde a belga Helena sentou-se no palco juntamente com o guitarrista, pediu silêncio a platéia e cantou Manner of Speaking, terminando em grande estilo o “orgasmo” musical.

É importante mencionar que além das musas cantoras, também abrilhantaram a festa/show, diversas beldades conhecidas e desconhecidas, como a minha companheira de coluna, a fotógrafa porteña Ana Schlimovich, Pitanguinhas, Moreninhas, Negrinis, Mulheres Leais e também legais. Só de lembrar me dá saudade!

Version en español


Confira as fotos do show:
Nouvelle Vague no Circo Voador 30/04/10


Aí galera, fique ligada no que já rolou de bom no RioscenaXXI : Matisyahu no Circo voador e Fino Coletivo no Oi Futuro_Ipanema.

Para fechar, um recadinho do botocarioca: “ Chega de crítica musical, daqui para frente só quero fazer elogio.”

sábado, 1 de maio de 2010


RIOscenaXXI_um giro pela vanguarda musical no Rio de Janeiro_Fino Coletivo no OI Futuro_Ipanema

Nesta última terça, 27 de abril, Rio no Mapa e o botocarioca desembarcaram na região oceânica da cidade do Rio de Janeiro, mas precisamente no bairro de Ipanema, que é o motor da moda e da vanguarda carioca, para  conhecer  em primeira-mão, “ Copacabana”, o segundo albúm da banda  Fino Coletivo, lançado pelo selo OI Música.
O evento foi realizado no  Oi Futuro Ipanema, espaço cultural recém-inaugurado na cidade, onde rolam shows, exposições e outros eventos. Vale a pena ficar ligado na programação!

O show empolgou muito e já  na terceira música, tive a impressão de que todos queriam levantar das cadeiras e dançar sem parar, o mais puro brazilian-groove, sendo baixado ali, diante dos meus olhos,  sem esquecer de um detalhe importante: era a primeira apresentação deste disco. Agora, imagine o que está por vir nos próximos shows.

O grupo apresentou uma nova formação, com Donatinho nos teclados e um novo batera no lugar de Marcus Cezar. Ambos,  encaixaram como uma luva na banda. Contou também com uma dupla nos metais. Espero que continuem nos próximos shows.

O interessante é que o “sambinha” não rolou em nenhuma faixa. Mas para quem ficou meses a fio rodando por Copacabana para sentir a atmosfera do lugar e materializar neste trabalho, observou que a malandragem local já tinha modernizado este ritmo na metade do século passado. Sem dúvida, “Copacabana” marca o amadurecimento da banda e a sua ascenção entre as tops do cenário alternativo nacional, além de ser uma peça importante que não pode faltar na coleção de quem gosta de swingar!

Para finalizar, um recadinho do botocarioca: “Vá ao show, compre o disco e vire fã do Fino Coletivo. É Copacabana, é Rio de Janeiro, é Maceió, é Brasil.”
Conheça os lugares acima com o Google Earth.






 Confira as fotos que a Ana tirou do show ::

Fino Coletivo :: lançamento do álbum COPACABANA

Links imperdíveis: OI Futuro /FinoColetivo